O “editor-chefe” da Veja?

Decidi voltar com o blog falando sobre a responsabilidade do jornalismo e de como o setor pode ser influenciável diante do cenário de interesses políticos.

 

De um lado, um bicheiro acusado por 15 crimes, entre eles corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, contrabando e formação de quadrilha. De outro, o diretor de uma das revistas de maior circulação no país.

Em maio de 2012 o programa jornalístico da Record, o Domingo Espetacular, levou ao ar uma matéria que mostrava a relação próxima entre Carlinhos Cachoeira e Policarpo Júnior, diretor da Veja em Brasília, deixando clara a força do bicheiro na escolha das publicações da revista. Veja a matéria completa.

O programa teve acesso às gravações de telefonemas entre o bicheiro e o diretor da revista e mostrou o esquema em que o contraventor controlava o que seria publicado no principal produto da editora Abril.

Carlinhos mandava e desmandava nas publicações da revista e, segundo informações conseguidas pelo jornalístico da emissora, teria sido responsável por 5 capas da revista, além de outras matérias dentro das diversas editorias do veículo. O bicheiro pode somar mais uma função em seu currículo: “editor-chefe da Veja”.

Quando chegamos ao ponto em que um bicheiro acusado de mais de 15 crimes “comanda” a linha editorial de uma das revistas mais influentes do nosso país e, por meio de uma das matérias de capa indicadas por ele, consegue o afastamento da cúpula do Ministério dos Transportes, devemos parar para pensar em quão frágeis e influenciáveis podem ser as publicações jornalísticas brasileiras, sempre deixando seus interesses a frente da notícia e dos fatos.

Nessas horas esperamos para ver se o indiciamento do “PJ’, como Policarpo Júnior é tratado carinhosamente por Cachoeira, vai ser levado realmente a algum lugar ou se cairá nas mãos de algum juiz assinante da revista semanal, apaixonado por matérias sugeridas especialmente por um bicheiro conhecidíssimo do grande público.

Veremos as próximas capas da Veja…

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s