Bem-vindo ao Circo Eleitoral – alguns ‘obrigados’, jingles e passado.

Muitas lembranças, alguns ‘obrigados’ e poucas promessas. É assim que enxergamos as propagandas eleitorais para prefeito de São Paulo.

Segundo levantamento feito pelo jornal “Estado”, os principais candidatos à prefeitura de São Paulo vêm utilizando seu espaço no horário eleitoral para falar daquilo que já fizeram para a cidade, para mostrar seus padrinhos políticos ou para agradecer a seus eleitores ao invés de mostrar suas propostas para resolver os reais problemas da cidade.

O levantamento publicado na última 2ª feira, 3,  pelo jornal O Estado de S. Paulo mostrou que os candidatos José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB) e Celso Russomanno (PRB), que ocupam mais de 70% de cada bloco de meia hora do horário destinado à propaganda eleitoral, utilizam menos de UM QUINTO para falar de propostas consistentes para o futuro de São Paulo. Isso mesmo, apenas 17% do espaço em que aparecem em suas campanhas é destinado ao que realmente interessa, as decisões que ajudaram a cidade.

Em duas semanas de horário eleitoral na TV, os quatro principais candidatos à Prefeitura de São Paulo apareceram cerca de 3h38min24s.

E matéria publicada pelo mesmo jornal, os assuntos que tiveram mais destaques durante as campanhas eleitorais foram: Currículo e realizações (passado desenterrado do fundo do baú) – 43,2%, Ataques e críticas (batata quente com os problemas da cidade)22,4%, Propostas e Promessas – 17,1%, Outros temas – 12,5% e Apadrinhamento político – 4,8%.

Vamos dar nomes aos bois…

Celso Russomanno (PRB) utilizou 42,1% de seu tempo em suas propagandas com jingles, vinhetas bonitinhas e agradecimento aos seus eleitores.

José Serra (PSDB) falou por 66,7% de seu tempo sobre aquilo que já foi feito e suas habilidades enquanto governador…

Fernando Haddad (PT), adivinhem, utilizou-se de mais de 11% de seu espaço na telinha para mostrar o seu padrinho lulista ao público.

Gabriel Chalita (PMDB) foi o que mais utilizou do seu tempo para falar de suas propostas e promessas, cerca de 23,7%.

O que vemos é o circo eleitoral, onde os palhaços somos nós e onde somos entretidos com conversas sem rumo, jingles, padrinhos e passado.

Vote bem, faça a escolha de seu candidato pensando no futuro de sua cidade e não em quem tem mais produção em suas propagandas.

 

fonte: O Estado de S. Paulo – Nacional / 3 de setembro, 2012.
Anúncios

5 comentários sobre “Bem-vindo ao Circo Eleitoral – alguns ‘obrigados’, jingles e passado.

  1. Precisamos divulgar e esclarecer mais às pessoas sobre as eleições, é nossa obrigação como estudantes de jornalismo, e você fez isso muito bem!! Adorei o post, parabéns!! 🙂 Beijos

  2. Que bom que gostou do post e que ele serviu como fonte de informações relevantes. Sua opinião é sempre muito importante para eu continuar escrevendo. Obrigado! Beijos!

  3. Nós, os eleitores, quando assistimos a um programa eleitoral, não nos damos conta do tempo que nos é roubado com vinhetas, com musiquinhas, com padrinhos fanfarrões talvez porque (eis a minha percepção) estejamos tão mal acostumados com o nada que é feito pelos gestores eleitos que nem reparamos que até nas propagandas nada está sendo feito: nada de propostas plausíveis, nada de elucidações gráficas sobre histórico e perspectiva de investimentos em saúde e educação, em segurança e transporte, nada nada nada.

    E, infelizmente, tudo o que nos resta a fazer é esperar que chegue outubro, lá apertar uns botões e esperar por nada.

  4. Excelente seu post, assim como seu blog como um todo. Adorei conhecer seu trabalho. Parabéns por ajudar a construir cidadania!!!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s